domingo, 29 de março de 2009

Loft da escritora/decoradora


A minha casa, um loft.

O sonho que me visitava por noites e dias pedia a construção de uma casa elegante, um acordo com meu estilo de viver com requinte, conforto e aconchego.
Arquitetei o ideário da minha casa desenhando no chão o que eu pretendia, fiz esboços rudimentares. Queria me sentir segura, com o espaço organizado para abrigar a mim e a minha família, meus cães e meus pertences, uma infinidade de objetos, quadros, arquivos, papéis que pela vida foram se acumulando. Toda a família deveria conviver na mesma casa e todos precisavam de certa privacidade.
A casa da minha herança era muito simples, construção boa, mas edificada sem projeto, teria que criar um novo espaço aproveitando a estrutura antiga. Entendi de criar duas casas integradas. Na casa térrea matriz da minha vida desde a infância projetei a casa para a família, com quintal e um lugar mais reservados para os cães ,varandas e jardins. Para os filhos fiz dois quartos e um banheiro de uso comum com portas balcão abrindo para um corredor pergolado em estilo italiano com piso rústico e vasos com flores, bancos para relax.
Entusiasmo e contentamento nunca me faltaram, realizei pesquisas ,conversa com meus amigos arquitetos, cálculos com engenheiros. Lia pilhas e pilhas de revistas de decoração.
Sobre à casa familiar construir um loft adequado ao meu perfil de escritora, decoradora, mulher que vive sozinha. Consegui reunir em um só lugar o que seria para mim as condições de vida ideais.
A ideia partia sempre do espaço interno para o espaço externo na ótica de composição de interiores que trago comigo pelo exercício da profissão .Atenta para os detalhes que muitas vezes não são levados em conta quando se realiza um projeto de construção. As principais qualidades desse projeto podem ser resumidas em amplitudes visual que consegui compondo amplas janelas na edificação de pé direito alto com mais de 5 metros, liberdade, praticidade e generosidade espacial.
Com a construção dessas duas casas resolvi não só a questão de moradia,mas também a de infra estrutura familiar.
A proposta para esse tipo de empreendimento é buscar na diversidade de interesses dos moradores, a harmonia, a vocação e distribuição dos espaços, a funcionalidade, a livre movimentação e o conforto.